quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Reflexões sobre a qualidade educacional.

Acredito que falar de qualidade de educação não se simplifica em apenas medir conhecimentos científicos elaborados mas, a capacidade do educando aplicá-lo quando necessário na suas ações e atitudes diárias. Desse modo é essencial que as práticas pedagógicas sejam significativas possibilitando o envolvimento dos educandos e nesta lógica o desenvolvimento integral da aprendizagem. Assim, revela-se a importância dos projetos no cenário educacional onde se corrompe com as metodologias tradicionais, busca-se a interdisciplinaridade, os educandos passam a ser pesquisadores autônomos e não apenas receptores de conhecimento e além disso a escola livra-se da listagem de conteúdos e passa a se preocupar com a  aprendizagem. 
Um dentre outros fatores indispensáveis para pensar a qualidade da educação social universal em todos os níveis e modalidades é a gestão educacional democrática. Ou seja, a igualdade de condições para o acesso e a permanecia na escola. Podem-se incluir os materiais didáticos, transporte, merenda escolar, saúde, recursos tecnológicos como os laboratórios de informática, professores com formações especificas nas mais variadas áreas do conhecimento que estejam abertos a dialogar, segurança, espaço físico adequado, recursos financeiros, bibliotecas com bom a cervo de livros enfim, os subsídios essenciais para planejar uma educação de qualidade.
Salienta-se que de nada adiante termos todos os recursos físicos e didáticos acima citados se não os utilizamos. Por conseguinte estão nas nossas mãos boa parte da mudança na qualidade da educação para isso é necessário pensarmos projetos educacionais relacionados à problemática vivida pelos educandos, para que os mesmos se interessem sobre os temas e busquem pesquisar. Além do mais, cada um deve comprometer-se com seu papel na educação onde trabalham, por quanto irão desencadear desequilibro e mudança.
Além do mais ser educador atualmente é uma tarefa bem difícil, mas prazerosa, pois precisamos ser dedicados, e muito, aos estudos, a pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos educandos. Como mediador da aprendizagem, participa ativamente do processo de aprender, incentivando a busca de novos saberes, sendo detentor de senso crítico, conhecendo profundamente o campo do saber e a essência que pretende ensinar, além de ser capaz de produzir novos conhecimentos, através da realidade que o cerca. Todas essas competências são necessárias além de ter paciência, criatividade, humildade, carisma, domino do conhecimento, ousadia, persistência e amor pela profissão.
Com a modernidade tecnológica exige-se mudanças, atualizações, adaptações e aperfeiçoamentos, quem não se atualiza fica parado no tempo e não consegue interagir com a realidade dos educandos. Entretanto a nova realidade exige qualificação cada vez mais elevada para qualquer área profissional, tornando assim as necessidades educacionais das populações cada vez maiores e, por este motivo à formação continuada é uma exigência quem não acompanha as mudanças científicas e tecnológicas estará prematuramente inabilitado para o trabalho e para a vida em sociedade. E assim ao entendermos que o conhecimento é produto de um processo de construção que se dá no espaço da interação do sujeito cognoscente e do objeto a ser conhecido temos a responsabilidade de aprender e encontrar maneiras metodológicas para que o educando também aprenda e não apenas reproduza mecanicamente conhecimentos.
Acredito que a interdisciplinaridade como um caminho à busca de soluções de muitos problemas, pois ela nos convida a trabalhar coletivamente, ou seja dialogar dificuldades e soluções conjuntamente. Entendemos por interdisciplinaridade como um projeto de envolvimento que parte do individual para o coletivo. Porém no trabalho interdisciplinar poderemos encontrar inúmeras barreiras de ordem material, pessoal, institucional, entretanto, tais barreiras podem ser transpostas pelo desejo de criar, de inovar e de ir além visando uma educação de qualidade. Portanto fazer projetos no ambiente de sala de aula é uma atividade desafiadora e bem trabalhosa que exige autonomia, comprometimento e curiosidade.

2 comentários:

  1. Colega Simoni, muito pertinente este assunto, pois muitas são as discussões referentes a este tema. Assim como você, também acredito na interdisciplinaridade como uma possível solução, afinal, sabemos que um trabalho interdisciplinar propriamente dito, significa uma integração entre as disciplinas, o que permite troca de idéias, informações e experiências, alem de possibilitar o acesso a diferentes pontos de vista e interesses diferentes, indo de uma simples comunicação até a integração mútua das disciplinas.
    Parabéns pelo Blog!!!!!

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  2. Parabéns Simoni pelo seu blog. Ficou muito legal

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