terça-feira, 25 de outubro de 2011

Proposta de ações pedagógicas com uso das tecnologias e mídias em sala de aula.


Professora:
Simoni Grams Bergamin

Sugestão de tema:
 “Água, planeta terra.”

Discrição das atividades pedagógicas:
Á escola deve repensar suas ações pedagógicas e deste modo atender os educandos em suas diferentes áreas do conhecimento. Desse modo, nas práticas educativas devem se fazer entender que a criança aprenda a construir relações educativas baseadas na parceria entre alunos, pais, professores e comunidade. Logo, a escola deve abranger todo o ambiente social para manter “os pés” na realidade e trabalhar com as situações.
As atividades pedagógicas utilizadas para concretização das aulas serão providas da realidade socioeconômica política cultural onde o educando está inserido e da escola. Do mesmo modo, que será trabalhado com o tema “água, planeta terra”.
Se cogitar na metodologia, o objetivo principal é auxiliar as crianças na construção do conhecimento de maneira compressiva e crítica com autonomia. É necessário fazer diferentes atividades, não tornando cansativo e insignificante, para que os educandos sejam estimulados a participar ativamente no processo. Como explica Piaget, “o ideal em educação não é ensinar o máximo, maximizar os resultados, mas acima de tudo, aprender a aprender.” E ainda complementa Torres que diz:

Para que o ensino seja revertido em aprendizagem, é necessário revolver a terra, penetrar nos saberes, nos talentos, nas motivações, nos afetos, nas dúvidas e nos medos daqueles que aprendem. Aquele que semeia sem revolver a terra consegue, no máximo, espalhar as sementes sobre a superfície, sem esperança de que algum dia criem raízes, cresçam e dêem frutos (2001, p. 306).

Para introduzir o assunto que será trabalhado, inicialmente irá ser problematizado o tema fazendo com que se criem situações conflituosas que desperte na criança investigar novos conhecimentos para entender e, portanto, desenvolver críticas. A problematização pode ser feita por meio de diálogo, apresentação de uma imagem ou até uma passeio pois, sendo ela o ponto de arrancada das atividades e se pensarmos este aspecto iremos entender a grande importância de valorizar os saberes do senso comum para assim, iniciar teoricamente. Desse modo, a tarefa fundamental será confrontar os saberes do cotidiano com os científicos para refletir, analisar, experimentar, observar e possibilitar aos educandos a construção organizada dos conhecimentos científicos para a transposição no dia-a-dia.
As atividades podem ser bem criativas e dinâmicas. As crianças terão oportunidade de falar o que pensam e construir seus conhecimentos. O trabalho coletivo, dialogado, será à base de todo o processo de ensino. Assim, poderão ser desenvolvidas leituras de diversos textos informativos, poéticos e outros, estudo e construção de textos individuais (memórias) ou em grupo aonde que poderá ser utilizados os computadores da escola, apreciação de vídeo sobre a campanha da fraternidade, músicas de Guilherme Arantes “Planeta água”, criação de cartazes, resolução de situações problemas, pesquisa em jornais e revistas, entrevista sobre como era os rios antigamente.
O trabalho diversificado considerando a lógica prática-teoria possibilita o educando a descobrir e construir novos conhecimentos de forma interativa.

A consciência do mundo, que viabiliza a consciência de mim, inviabiliza a imutabilidade do mundo. A consciência do mundo e a consciência de mim me fazem um ser não apenas no mundo, mas com o mundo e com os outros. Um ser capaz de intervir no mundo não só de a ele se adaptar. É neste sentido que mulheres e homens interferem no mundo enquanto os animais apenas mexem nele (FREIRE, 2000, p. 40).

Portanto, será traçada perspectivas e capacidade de intervenção na realidade para a transformação, apostando no trabalho coletivo e na discussão, para a formação de uma criança autônoma, leitoras, investigadoras, construtoras e reconstrutoras do conhecimento, de maneira consciente. Além disso, que contribua na comunidade, ou melhor, na sociedade na melhoria das condições de vida para um futuro principalmente mais saudável.
Assim as atividades seguirão a seguinte seqüência:

Aula 1º:
1º momento:
Provocar um debate inicial :
Para que utilizamos a água?
Qual é a importância da água para o nosso corpo?
Quais são as formas que encontramos a água na natureza?
Será que estamos preservando a água?

2º momento:
Levar os alunos para um passeio até nascentes ou riachos próximos a escola. E utilizar uma máquina fotográfica para registrar. Além disso motivá-los para coletar os lixos encontrados durante o passeio.

3º momento:
Desafiar os alunos individualmente a produzirem um relatório sobre a visita.

4º momento:
Fazer a contagem da quantidade de lixo a partir de números apurados, elaborar problemas matemáticos que envolvam as quatro operações.

Aula 2º:
1º momento:
Diálogo:
Vocês conhecem alguma música que fala sobre a água.
Qual a música?

2º momento
Disponibilizar a letra da música de Guilherme Arantes “ Planeta água”, escutar várias vezes e propor que os alunos cantem juntos a música.

3º momento:
Debater com os alunos as seguintes questões:
Qual é a palavra que se repete em quase todos os versos do poema? Por que Guilherme insistia em repeti-la tantas vezes?
Onde encontramos água em nossa região?
O que você entende por igarapés e existem em nossa comunidade?

4º momento:
Desafiá-los para se ir  até a biblioteca para fazer uma pesquisa sobre o que são igarapés e onde podemos encontrá-los bem como sobre as nascentes de água.

5º momento:
Socializar as informações oralmente e fazer anotações sobre o que não foi registrado.

6º momento:
Dividir a turma em duplas e fazer pequenos poemas baseados na letra da música e nos conhecimentos trabalhados. Em seguida transcrevê-los em pequenos cartazes e utilizar as fotos tiradas no passeio para embelezar e chamar atenção. Os mesmos deverão ser fixados pela escola para que outras pessoas possam se mobilizar por essa causa.

7º momento:
Fazer uma pesquisa com os pais ou avós com os seguintes questionamentos:
Como eram os rios, lagos e riachos antigamente? Comente.
Onde se captava água para o consumo humano?
Hoje, a água utilizada para abastecer a casa vem de onde?
Tem água encanada?

Aula 3º:
1º momento:
Socialização da pesquisa.

2º momento:
Debate:
 E se a água acabar?
O que vamos fazer?
Terá vida no planeta terra?

3º momento:
Disponibilizar um texto impresso para os alunos sobre a quantidade da água no mundo, a qualidade e o consumo.

4º momento:
Organizar no computador coletivamente uma tabela fazendo um paralelo sobre as mudanças que aconteceram em torno do tema “água”.

5º momento:
Fazer um acróstico com a frase “ÁGUA FONTE DE VIDA”

Aula 4º:
1º momento:
Problematização:
Vocês já conhecem uma fábula?
O que é uma fábula?

2º momento:
Escrita digitada no computador da fábula “A Água” de Leonardo Da Vinci e impressão da mesma.
Leitura individual silenciosa e em seguida coletiva

3º momento:
Pesquisar no computador em duplas o significado de palavras desconhecidas.

4º momento:
Oralmente discutir a mensagem que a fábula nos faz refletir.

5º momento:
Compreensão escrita:
Qual foi o desejo da água?
Quais foram as transformações que aconteceram com a água?
O que ocorreu com a água no final da história?
Comente sobre o que você entendeu da fábula?

6º momento:
Realizar histórias matemáticas sobre quantidade (litros de água).

Aula 5º:
1º momento:
Problematização:
Há quantos dias não chove mais?
Como que a água é um recurso que se renova na natureza?

2º momento:
Assistir o vídeo : ciclo da água

3º momento:
Mostrar uma figura que demonstra o ciclo da água na natureza e fazer explicações sobre como ocorre o processo.

4º momento:
Tempo para tirar dúvidas.

5º momento:
Fazer experiências sobre os estados físicos da água.

6º momento:
Desafiar os alunos a produzir um desenho sobre o ciclo da água na natureza

7º momento:
Fazer uma pesquisa em casa para verificar se algum familiar já teve doenças causadas por água contaminada.

Aula 6º:
1º momento:
Socialização
Cada criança terá a possibilidade de apresentar o resultado da pesquisa.

2º momento:
Conforme os dados apresentados, serão registrados coletivamente no quadro negro .

3º momento:
Cada aluno irá copiar em seu caderno os registros.

4º momento:
Será trabalhado em lâmina com o texto: Sobre as doenças provocadas por água contaminada.

5º momento:
 Se fará uma leitura silenciosa.

6º momento:
 Leitura oral coletiva

7º momento:
 Em uma roda de conserva será destacado pelos alunos o que acharam importante do texto o que não sabiam ainda.

8º momento:
 Os alunos serão organizados em grupo de três componentes para a criação de uma paródia, que envolva os conhecimentos trabalhados sobre a água especialmente sobre as doenças.

9º momento:
 Depois de construídas as paródias ensaiarão e organizarão uma seqüência de movimentos ritmados e apresentarão a atividade aos demais colegas.


Aula 7º:
1º momento:
Problematização:
Vocês sabiam que existe o dia mundial da água?
Já ouviram falar sobre a declaração universal dos direitos da água?
Quais são eles?

2º momento:
Disponibilizar em material impresso a declaração.
Fazer a leitura silenciosa e oral.

3º momento:
Roda de conversa sobre a declaração.

4º momento:
Desafio:
Escolher um dos artigos da declaração universal dos direitos da água, reproduzir no computador e utilizar dos recursos para decorá-la. Fazer a montagem de um painel na sala de aula com a declaração.

5º momento:
Como forma de sistematização em duplas os alunos escreverão um texto sobre a declaração universal dos direitos da água.

Aula 8º:
1º momento:
Problematização:
Como podemos economizar água na escola?

2º momento:
Fazer uma lista no quadro negro e salientar que os alunos transcrevam no caderno.

3º momento:
Desafiá-los a por em prática as idéias citadas da lista e todos serão ficais para ver se estão sendo cumpridas.

4º momento:
Elaborar coletivamente um cartaz que servirá como lembrete diário.

5º momento:
Recortar figuras de livros, revistas e jornais que demonstram desperdício de água e também de poluição dos rios, lagos e riachos. E colar em volta do cartaz

6º momento:
Serão colocadas em uma caixinha dez histórias matemáticas referente a quantidade de consumo de água.
Os alunos se organizarão em círculo;
Terá uma música, a caixinha irá passar um para o outro e no momento que parar o aluno que estiver com a caixa irá abrir e retirar um problema, que será resolvido pelo mesmo simultaneamente no quadro. Se acaso não conseguir solucionar os colegas ajudarão.
A correção será coletiva.

Aula 9º:
1º momento:
Problematização:
Quais são os responsáveis pelo desequilíbrio ambiental que está ameaçado a vida no planeta terra?

2º momento:
Trabalhar com a história “Bicho raro e estranho”
Leitura silenciosa e oral.
Destacar as principais idéias

3º momento:
Pesquisar no dicionário palavras desconhecidas.
Socializar os significados das palavras desconhecidas, escrevê-las no quadro e no caderno.

4º momento:
Compreensão escrita:
Explique por que o passarinho tinha medo de levar uma pedrada?
Em que momento do texto fica claro que o bicho raro é o homem?
Explique por que o bicho raro provoca medo nos outros animais?
O que deixavam os bichos e o homem esperançosos?
Por que, ao olhar para o homem, os animais lembravam-se de bichos e de plantas destruídos?

5º momento:
Desenvolver o ditado de gaitinha com palavras que se estudou os sinônimos.
A correção do ditado será feita pelo professor.

6º momento:
Os alunos serão desafiados a pintar com tinta guache o bicho raro do texto.

7º momento:
Após será separada a folha em que foi feita e aproveitando o desenho será colada em outra. Para complementar o desenho, o mesmo deverá estar relacionado com o assuntos estudado a vida no planeta terra.
Os desenhos serão fixados na parede da sala de aula.

Aula 10º:
1º momento:
 Problematização:
Como é a relação dos seres humanos com a natureza?

2º momento:
Apreciação do filme Tainá

3º momento:
Discussão oral
Qual foi a luta de Tainá?
Quais foram seus aliados para combater o mal?
Por que Tainá lutava pela preservação da natureza?
O que nós podemos fazer para preservar a natureza?

4º momento:
Os alunos individualmente elaborarão um relatório sobre o filme.

5º momento:
Salientar os alunos a conversar com os pais sobre a importância de preservar a natureza e principalmente a água. Solicitar uma lista de ações que podem ser realizadas em casa para colaborar com o meio ambiente para que não ocorra mais destruição e se extermine a vida no planeta.

Aula 11º:
1º momento:
Socialização das ações citadas.

2º momento:
Organização de uma lista de todas as ações.

3º momento:
Reelaboração coletiva da lista de ações para preservação do meio ambiente.

4º momento:
Digitação, impressão e divulgação das ações para toda a comunidade escolar.

5º momento:
Visita em casa próximas a escola explicando o trabalho de preservação do meio ambiente e a entrega da lista de ações.

Aula 12º:
1º momento:
Roda de conversa sobre as atitudes dos familiares quando receberam as possíveis mudanças que podem ser feitas para a preservação do meio ambiente e principalmente, a vida no planeta.

2º momento:
Apreciação do vídeo da campanha da fraternidade 2011.

3º momento:
Diálogo:
Será que é vontade de deus extinguir a vida no planeta?
Vale apenas mudar nossas ações para garantir a vida no planeta?
Vamos colocar em prática as ações para que continue tendo vida no planeta?

4º momento:
Desafiá-los a escrever um poema sobre a vida

5º momento:
Leituras dos poemas.

6º momento:
Escolha coletiva do mais interessante e publicação no jornal.

Objetivos:

Objetivo Geral:

  • Compreender, analisar criticamente e se conscientizar que a água é fonte de vida para o nosso planeta terra.


Objetivos Específicos:

  • Refletir sobre a importância da água e sua utilização.
  • Socializar e sistematizar, conhecimentos referentes as nascentes de água, ciclos da água, qualidade da água e sua preservação .
  • Possibilitar espaços de discussão sobre a importância de repensarmos nossas ações para a conservação e manutenção do meio ambiente.
  • Conscientizar sobre os problemas ambientais e suas consequências.



Ano:
Ensino Fundamental Inicial (5ºAno)

Disciplinas envolvidas:
Pensamento lógico matemático: Sistema monetário; Problemas matemáticos com as quatro operações; Noções de quantidade
Ciências físicas: água: nascentes, utilidade, importância, ciclos e preservação
Linguagem e expressão: : Leitura oral e coletiva de diversos tipos de textos; Construção de textos poéticos e descritivos; Ortografia;
Ciências Sócias Históricos: A vida no planeta;

Tecnologias e mídias a serem utilizadas:
Far-se-á uso de rádio, televisão, jornais e revistas e também computadores.Os textos utilizados para as discussões serão pesquisados na Internet.

Resultados esperados:

Através dessas aulas os alunos poderão compreender a importância da água para a vida no planeta e que reconheçam sua utilidade para que se conscientizem sobre a sua preservação. Além disso, se espera que os alunos fiquem curiosos, preocupados e que busquem saídas em suas comunidades para que outras pessoas se mobilizem com o assunto. Sendo que uma das formas para que os conhecimentos ultrapassem as paredes da sala de aula é confeccionar pequenos cartazes sobre a água conforme sugerido e ainda, produzir uma lista de ações diárias para preservar o meio ambiente.
Portanto, espera-se que os alunos se preocupem com essa causa frente a preservação do meios ambiente e no futuro da humanidade. E ainda, que conceitos trabalhados na aula possam guiar atitudes diárias como a preservação da água.

Um comentário:

  1. O tema "Água no planeta" é de fundamental importância para trabalharmos com nossos alunos e conscientizá-los da preservação da mesma. As atividades propostas vem ao encontro dessa perspectiva.
    Parabéns.

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