quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Desafios educacionais


O desafio para nós, educadores e a instituição escolar é sermos pontes interligadas para o desenvolvimento da aprendizagem, seja qual for a dificuldade de aprendizagem ou problemas. Logo, somos todos responsáveis pela educação e assim, devemos valorizar o educando, acreditando que todos tem potencial e são capazes de construir suas aprendizagens de maneira diferenciada. A essa tarefa não se responsabiliza apenas educadores, educandos, gestão e coordenação escolar mas, todas as pessoas envolvidas até mesmo a comunidade escolar.
Como afirma Celso Vasconcelos há muita resistência de professores para trabalhar com temas geradores ou projetos, mantém-se as tradicionais aulas. Sendo o educador o transmissor do saber e os alunos receptores. Está difícil mudar essa realidade porém, é possível se deixarmos de lado as metodologias de ensino mecanicista e passarmos a planejar aulas construtivas que partem de uma problematizarão e transcorre até a solução do mesmo, no entanto com mais inquietações em torno do tema.
Para rompermos com os marasmo na educação inicialmente devemos a sair do estado de conformidade, ou seja parar de se queixar e começar a agir diferente.
A escola boa é aquela que além de trabalhar com os aspectos cognitivos também valoriza o ser humano e colabora no saber fazer e no saber ser. É aquela que propicia o desenvolvimento humano em todas as dimensões para conhecer o mundo e buscar transformar para melhorar a qualidade de vida. Para isso é necessários profissionais bem qualificados, comprometidos e dispostos e repensar suas ações pedagógicas.
Vasconcelos menciona que a carência de formação, ou uma semiformação de professor desqualifica a educação. Isso prejudica muito pois, o professor apenas sabe superficialmente conceitos e leva para a sala de aula com uma proposta mecanicista que acaba reproduzindo saber muitos do senso comum.
Portanto, é de ampla relevância o professor ter uma boa formação além de estar disposto, a continuação da mesma. Assim, ter embasamento e competência para criar novos ambientes de construção cognitiva incluindo as tecnologias.

Referencia Bibliográfica:
Revista Direcional Escolas. Educação 17- Junho:2006

3 comentários:

  1. Colega achei teu blog muuuuito interessante! Observo que a cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. Cresce o número de famílias que possuem em suas residências um computador. Esta ferramenta está auxiliando pais e filhos mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo.
    Abração!

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  2. Parabéns!
    Teu blog está muito bonito.
    Abç

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  3. Professora Simoni, parabéns pelo blog!
    Acho muito importante o tema que tratou neste texto, pois qualidade na educação é uma preocupação e uma busca constante na vida dos docentes.
    Assim como a colega Vanusa, que escreveu no comentário acima, concordo que uma das dicas para que atinjamos este objetivo é o trabalho com a interdisciplinaridade como forma de integrar diferentes conhecimentos, desenvolvendo nos alunos uma visão mais ampla e crítica da realidade, que, muitas vezes, nos aparece fragmentada.
    Simone Maria Rossetto

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